Quando a famĂlia de LĂvia Mello, do Rio de Janeiro, ofereceu uma grande festa de 15 anos apĂłs conseguir alugar gratuitamente uma ilha particular, ela disse nĂŁo.
Cristã, a adolescente preferiu trocar a tradicional festa de debutante por um retiro espiritual para pregar aos amigos não crentes e afastados da fé.
Em entrevista ao Guiame, LĂvia contou como teve a ideia de usar seu aniversário como uma ferramenta de evangelização.
“Sempre foi o meu sonho fazer um festão, mas, eu parei para pensar e já não via mais graça. Porque na maioria dos aniversários de 15 anos, os adolescentes vão para ficar com outros, na hora da baladinha tocam músicas não tão legais. Então, eu disse que não queria um aniversário assim. Se eu fizesse um festão eu ia chamar meus amigos não cristãos e eu não queria que acabasse acontecendo coisas assim no meu aniversário”, contou.
“E tive a ideia de fazer um retiro para esses meus amigos que estavam afastados de Cristo. Eu estava bem chateada por isso, eu queria que eles sentissem a presença de Deus que eu sinto, eu queria que eles soubessem do amor que Cristo sente por nós”, explicou ela.
LĂvia reuniu cerca de 80 amigos em um sĂtio para um retiro de trĂŞs dias. A maioria eram nĂŁo crentes e os amigos cristĂŁos ajudaram na programação do evento.Â
A adolescente convidou os influenciadores cristãos Ita Yamamoto e Gabriel Rodrigo – que têm evangelizado as novas gerações de forma criativa – para ministrarem a Palavra e a cantora Ester, de 16 anos, para louvar.
O retiro contou com cultos pela manhĂŁ e pela tarde, atividades de lazer como banho de piscina, e brincadeiras.Â
“Tinha o momento da Palavra, o momento do louvor, o momento da comida, tinha uma parte em que o Ita tambĂ©m brincava com a gente, fazia os vĂdeos dele, alĂ©m de pregar”, disse LĂvia.
No primeiro dia, Ita ministrou sobre como Deus pode restaurar relacionamentos quebrados entre pais e filhos, com os adolescentes sendo tocados e quebrantados poderosamente por Deus.
“A pregação foi perfeita. Ele Ă© muito usado por Deus”, comentou a menina. LĂvia testemunhou que durante o retiro muitos de seus amigos aceitaram Jesus e muitos que estavam afastados da fĂ© se reconciliaram com o Senhor.
“Foram tocados com o mover do EspĂrito, muitos foram batizados no EspĂrito Santo, foi algo incrĂvel, incrĂvel”, comemorou.
Depois de alcançar vidas para Jesus atravĂ©s do retiro, LĂvia refletiu que trocar sua festa de 15 anos pelo evento evangelĂstico “valeu muito a pena”.
Aos adolescentes cristãos que também desejam compartilhar o Evangelho com os amigos, ela aconselhou:
“Só fale! Prega o Evangelho, porque somos a geração do avivamento, nós temos que cumprir o nosso chamado aqui na Terra de fazer o Ide. Porque quando você ama alguém, você vai querer que essa pessoa sinta [o amor de Deus] e conheça a verdade”, encorajou.
“Fale do amor de Cristo onde vocĂŞ for, nas redes sociais, nas escolas, sem medo. Fale atravĂ©s de suas atitudes, nĂłs somos a BĂblia que os outros nĂŁo leem”, concluiu LĂvia.