A fé deve gerar uma mentalidade de abundùncia, e não de escassez. O pastor Joel Engel se baseou na história do cerco de Samaria para ensinar esta verdade.
A SĂria havia cercado Samaria, capital do reino de Israel, e esse cerco durou por volta de dois anos. Conforme 2 Reis 7, a situação chegou a um ponto tĂŁo extremo que houve uma grande fome na cidade.Â
âA fome levou duas mĂŁes a fazerem um pacto horrĂvel: cozinhar e comer os prĂłprios filhosâ, relata Engel. âQuando o rei ouviu essa histĂłria, ele rasgou as vestes e culpou o profeta Eliseu, como se ele fosse o causador daquela criseâ.
Em meio a essa histĂłria, o pastor destaca: âDeus Ă© especialista em transformar cenĂĄrios de escassez em milagres, mesmo quando, aos nossos olhos, nĂŁo hĂĄ nenhuma saĂda.â
âE Ă© nesse momento de caos que a palavra profĂ©tica se levantaâ, Engel completa.
O impacto da palavra profĂ©ticaÂ
Em 2 Reis 7:1, Eliseu declara:
âOuçam a palavra do Senhor! Assim diz o Senhor: AmanhĂŁ, por volta desta hora, na porta de Samaria, duas medidas de farinha serĂŁo vendidas por uma peça de prata, e duas medidas de cevada tambĂ©m por uma peça de prata.â
Em outras palavras: a economia que estava no fundo do poço seria restaurada em 24 horas. âIsso Ă© o poder da palavra profĂ©tica!â, disse Engel.
O pastor ensina ainda que nĂŁo se deve apenas reportar uma mĂĄ notĂcia, mas sim âdeclarar a palavra do Senhor!â
âHĂĄ milagres que acontecem independente da fĂ© ou da dĂșvida de quem ouve, porque a palavra de Deus nĂŁo depende de ninguĂ©m para se cumprir. Mas escute isso: sĂł usufrui do milagre quem crĂȘ nele. Quem duvida pode atĂ© ver o milagre acontecer â mas nĂŁo vai viver o fruto dele.â
E acrescenta: âA palavra profĂ©tica Ă© como uma substĂąncia invisĂvel, e ela precisa de alguĂ©m que a receba com fĂ©.â
Deus usa os improvĂĄveisÂ
A seguir, entra em cena um grupo inesperado: quatro leprosos (2 Reis 7:3-4). Homens que viviam do lado de fora da cidade, marginalizados e sem esperança. Eles disseram: âPara que vamos ficar aqui atĂ© morrer? Se ficarmos aqui, morremos; se formos Ă cidade, morremos. Vamos atĂ© o acampamento dos sĂrios. Se nos deixarem viver, vivemos; se nos matarem, morremos.â
Engel entĂŁo observou: âĂ esse tipo de pessoa que Deus procura: pessoas que nĂŁo voltam para trĂĄs, que nĂŁo ficam paradas â que avançam!â
O pastor ensina tambĂ©m que âa palavra profĂ©tica libera um som sobrenatural.â
Segundo 2 Reis 7:6, quando os leprosos avançaram, Deus fez com que os sĂrios ouvissem o ruĂdo de um grande exĂ©rcito, de cavalos e carros. âFoi um som espiritual, que confundiu o inimigo e fez o exĂ©rcito da SĂria fugirâ, disse Engel.
O pastor deixa uma lição: âDeus nĂŁo faz acepção de pessoas. Ele usou leprosos e vai usar aquele que estĂĄ Ă disposição para levar a Sua palavra.â
Mentalidade de abundĂąnciaÂ
Quando esses homens chegaram ao acampamento inimigo, encontraram comida, bebida, ouro, prata e roupas. Eles voltaram e contaram ao povo â e o milagre anunciado por Eliseu se cumpriu exatamente como foi profetizado.
âOs leprosos viviam excluĂdos de sua sociedade, mas creram na palavra profĂ©tica e tiveram uma provisĂŁo sobrenaturalâ, afirma Engel. âOs leprosos se depararam com a abundĂąncia. Aquilo que era escassez agora estava sobrando.â
E completa: âDeus provĂȘ nĂŁo apenas para suprir a sua vida, mas para transbordar. Deus provĂȘ para te transformar em um instrumento para abençoar muitos.â
Enquanto isso, em Samaria, o povo ainda administrava a escassez. E aqui Engel ensina uma chave espiritual:
âQuem vive sob a mentalidade da escassez, pensa assim: âO que eu vou comer hoje? Talvez nĂŁo haja nada amanhĂŁ. Preciso guardar o pouco que tenho.â Mas a mentalidade de fartura pensa naquilo que vocĂȘ tem nas mĂŁos, e nĂŁo naquilo que vocĂȘ nĂŁo tem.â
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