A Avenida Paulista, principal centro econômico e financeiro de São Paulo, foi palco, neste domingo (06), de uma manifestação organizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo pastor Silas Malafaia.
O principal objetivo das manifestações, iniciadas às 14 horas, foi demonstrar apoio ao Projeto de Lei, de autoria do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que propõe anistia aos presos e condenados pelos atos de 8 de janeiro.
O evento reuniu milhares de manifestantes e polĂticos, com destaque para a presença de muitos evangĂ©licos. Entre eles, a vereadora de Fortaleza, Priscila Costa (PL-CE), que iniciou seu discurso com uma oração baseada no Salmo 121.
“Na Avenida Paulista, pude orar pela nação brasileira e declarar que nossa esperança não está em autoridades humanas, mas no Supremo Juiz que está nos céus. Não esqueçam: Nosso socorro vem do Senhor!”
Em seguida, a vereadora abordou temas como liberdade e anistia, utilizando o batom como sĂmbolo de resistĂŞncia e luta, se referindo Ă cabeleireira DĂ©bora Rodrigues dos Santos, que usou um batom para escrever uma frase em frente ao STF.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que tambĂ©m discursou sobre um trio elĂ©trico, lembrou da juĂza DĂ©bora, mencionada na BĂblia, como lĂder e conselheira. “Hoje, a nossa DĂ©bora, uma mulher comum, cabelereira, se torna sĂmbolo da luta pela justiça do nosso Brasil.”
Um dos organizadores da manifestação, o pastor Malafaia também orou pedindo por justiça.
“Deus faça justiça nessa nação, nĂŁo permita que esses homens maus prevaleçam. Deus, tem misericĂłrdia, avĂłs, idosos, trabalhadores, mĂŁes de famĂlia, condenador por uma pura perseguição polĂtica. Que venham tempos de paz, de prosperidade para o Brasil”.
Em um discurso, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) destacou que o Brasil quer “paz” e que o futuro passa pelas orações de pais pelos filhos.
“Eu sei que a nossa luta nĂŁo Ă© somente polĂtica. Pra poder falar aqui hoje eu orei, eu jejuei, porque eu sei que a nossa voz, toca corações e toca almas.”
O deputado mineiro tambĂ©m lembrou um personagem bĂblico, Davi, quando enfrentou o gigante Golias. “Eu acredito que os sacrifĂcios de hoje sĂŁo a vitĂłria para amanhã”, disse, declarando que “quem está ao nosso lado chama-se Deus vivo, e Ele está fortalecendo cada um e nĂłs”.
Anistia
Sete governadores marcaram presença na manifestação em apoio ao Projeto de Lei da Anistia. Entre eles TarcĂsio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO) e Jorginho Mello (SC), reforçando o apoio polĂtico ao evento.
O vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), destacou em seu discurso que há uma articulação significativa em andamento para levar o texto à votação.
Pastor da Assembleia de Deus, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) também reforçou seu apoio ao PL da Anistia em tramitação na Câmara dos Deputados.